quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SABE A RAZÃO DOS NOMES DOS ANJOS ?



Gabriel, Rafael, Miguel e outros anjos... Todos terminam com 'el'.

Com base nos escritos de estudiosos sérios, teólogos e rabinos, novas
tabelas de anjos foram criadas!

NOVOS ANJOS

Aluguel - anjo mau. Não deixa a pessoa conseguir sua casa própria;


Embratel - anjo protetor do monopólio das comunicações;

Chanel - anjo protetor dos costureiros, estilistas e outros boiolas;

Papai Noel - anjo protetor do comércio. Só aparece no fim do ano para
acabar com seu 13º salário.

Tonel - anjo protetor dos alcoólatras anônimos e bêbados em geral;

Pastel - anjo protetor das colônias japonesas e chinesas;

Gel - anjo que protege as pessoas com cabelos rebeldes;

Manoel - anjo protetor das piadas preconceituosas;

Papel - anjo protetor daqueles com intestinos soltos;

Anatel - anjo que, como qualquer outro órgão do governo, não serve
para coisa nenhuma!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Nhoque da Sorte - A lenda da prosperidade, rs.

O nhoque, ou gnocchi, é o prato típico da culinária italiana, a receita tradicional é preparada à base de batatas cozidas e amassadas com um pouco de farinha de trigo, manteiga e ovos. Hoje, já contamos uma enorme variedade de tipos, de molhos e de recheios..isso mesmo, recheios! Inicialmente, feita com semolina de trigo, à partir do século XVII na Itália, passou a ser preparada com batata, que associada à farinha de trigo, torna-se a base da fórmula utilizada hoje.


Para a preparação desse delicioso e muito apreciado prato, o ideal é o uso de uma variedade de batata farinhenta, ou seja, de polpa mais absorvente e que desmancha facilmente, e que, diga-se de passagem, é a melhor também para o preparo do purê.


Como absorve mais facilmente os líquidos, é melhor cozinhar as batatas com casca e, para evitar que estoure, deve ser colocada em água salgada e fria, e levada ao fogo baixo, tampada, onde cozinhará por mais ou menos 1 hora, dependendo do tamanho.


Nhoque da Sorte

Tradicionalmente, usa-se comer nhoque no dia 29 de cada mês, com uma nota de dinheiro debaixo do prato.


Segundo a crença popular, isso traz riqueza. Há quase tantas versões da lenda desse nhoque da sorte quanto de receitas. Uma das lendas conta que um casal de velhinhos de Friuli, norte da Itália, num dia 29 de agosto, ofereceu um prato de nhoque a um mendigo que agradeceu desejando fortuna aos benfeitores. Quando foram recolher a mesa, encontraram moedas sob o prato. E nunca mais lhes faltou dinheiro.


Outra história conta que um missionário, ao passar por uma aldeia, foi calorosamente recebido com um prato de nhoque. O missionário gostou tanto da recepção que aconselhou os habitantes a se reunirem sempre daquela forma, para que a aldeia prosperasse. E foi o que aconteceu.


Com o tempo, a lenda foi ganhando força na figura de uma senhora que abria sua casa nos dias 29 aos viajantes, para servir um prato de nhoque e, embora pobre, não cobrava por isso, mas alguns deixavam dinheiro embaixo do prato e, com ele, a mulher comprava os ingredientes para o nhoque do mês seguinte. Ninguém sabe se a mulher ficou rica, e nem de que eram feitos os nhoques, mas não importa. O fato é que devia mesmo ser uma ótima receita e ela provavelmente oferecia com tanto prazer que isso lhe trazia sorte.


De qualquer forma, o nhoque é um ótimo pretexto para juntar os amigos, beber e se divertir.


Há quem diga que, além da cédula embaixo do prato, os sete primeiros nhoques devem ser comidos em pé, cada um acompanhado de um desejo... e boa sorte!


Br Chef


Fonte: http://www.br.inter.net/especiais/exibe_noticia.php?id_noticia=129637

PS. Como não acredito na lenda, comi meu nhoque hoje mesmo, rs.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Cabana


Acho que a Primavera, mesmo essa que começou tão chuvosa e com poucas flores (apenas as que eu recebo dos meus aluninhos diariamente, rs), costuma me deixar romântica, sentimental... Retrato disso foi o primeiro texto que postei nessa estação - uma poesia, rs -, mas estive escrevendo pouco porque estava lendo um livro delicioso que comprei no último domingo (na XIV Bienal do Livro), o livro em questão é A CABANA, de William P. Young. Esse livro é tão gostoso que quando comecei a ler tive vontade de não parar até acabar, quando era interrompida ficava chateada e me despedia do livro com pesar, quando terminei tive vontade de ler novamente e quando o emprestei para o meu pai fiquei com um tremendo vazio... Não é exagero meu, há bastante tempo que eu não lia nada que me tocasse tanto! Gostei tanto, tanto, que resolvi postar aqui a resenha do livro, para divulgar tão boa leitura...


“Esta história deve ser lida como se fosse uma oração – a melhor forma de oração, cheia de ternura, amor, transparência e surpresas. Se você tiver que escolher apenas um livro de ficção para ler este ano, leia A Cabana.” – Michael W. Smith.

Publicado nos Estados Unidos por uma editora pequena, A cabana se revelou um desses livros raros que, através do entusiasmo e da indicação dos leitores, se torna um fenômeno de público – já são quase dois milhões de exemplares vendidos – e de imprensa.

Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa cabana abandonada.
Após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o para voltar à cabana onde aconteceu a tragédia.
Apesar de desconfiado, ele vai ao local do crime numa tarde de inverno e adentra passo a passo no cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre.
Em um mundo tão cruel e injusto, A cabana levanta um questionamento atemporal: Se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento?
As respostas que Mack encontra vão surpreender você e podem transformar sua vida de forma tão profunda quanto transformou a dele. Você vai querer partilhar este livro com todas as pessoas que ama.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Poesia em forma de mulher


Algum dia eu resolvi
Que eu seria uma poesia em forma de mulher.
Eu ainda não era mulher,
Era menina,
Mas era resolvida.
E resolvi que seria poesia!
Poesia que rima,
Poesia que encanta,
Poesia de menina!
Que escreve,
Que rascunha,
Que se ilude,
E que sonha!
Que sonha ser mulher,
Mulher-poesia,
Mulher que rima
Com tudo que é belo na vida.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Reforma Eleitoral?!

Num país que se diz DEMOCRÁTICO uma reforma eleitoral como a votada essa semana deveria ser votada em plebiscito e não pelos mais interessados que as reformas não aconteçam...

E não estou falando sobre a propaganda eleitoreira na Internet, em blogs, Sites e páginas de Sites de relacionamento como o Orkut, porque pra mim tanto faz se eles vão ou não poder usar esses recursos, desde que não encham minha caixa de e-mail com seus malditos Spams. Estou falando sobre o fato daqueles que têm algum processo na justiça, que estão sendo acusados, investigados de algum crime ou ilicitude poderem ou não se candidatar aos cargos políticos. Se fosse votado que aqueles que respondem a processos na justiça não pudessem se candidatar, muitos deles não poderiam participar do pleito eleitoral ano que vem, principalmente os bandidos, os marginais de colarinho branco, os milicianos.

Foi votado, também, a volta das casas de bingos e das máquinas de caça-níqueis, afinal, ano que vem é ano de eleição e que melhor maneira de lavar dinheiro e arrecadar grana não declarada para investir em propagandas eleitorais?

Minha revolta é que mesmo a mídia divulgando tudo isso, praticamente em tempo real, ninguém se manifesta, não vemos ninguém de cara pintada protestando nas ruas. A elite intelectual do país se cala mais uma vez e o povo é covardemente obrigado a pensar que é assim mesmo: que eles votam, os políticos roubam e a vida continua, em fevereiro de 2010 teremos mais carnaval, o Bolsa Família vai ter aumento e o Rio vai ser sede das Olimpíadas de 2016, se Deus quiser!


Isso me faz pensar que: se uma Reforma Eleitoral é feita dessa forma tão... Uma Reforma Educacional é uma utopia! Mas isso me faz doer o coração e prefiro não pensar assim, prefiro tentar ser otimista, fazer minha campanha pessoal em prol da eleição presidencial do Senador Cristóvam Buarque (nele eu ainda acredito) e pesquisar quais outros candidatos ainda posso confiar (desconfiando, rs).

Para refletir: "OS POLÍTICOS E AS FRALDAS DEVEM SER MUDADOS FREQUENTEMENTE E PELA MESMA RAZÃO". Eça de Queirós

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Má Influenza (ou Influenza nem tão má assim?!)

Acho que todos já ouviram falar em Influenza A (H1N1) e por causa dela adquiriram novos hábitos também: lavar as mãos várias vezes ao dia, passar álcool gel, tossir e espirrar com lenço de papel na frente, não ficar em locais fechados etc. Claro que a morte de várias pessoas foi um ônus bastante negativo, mas o lado positivo (e dizem que tudo tem seu lado positivo) foi que as pessoas passaram a ser mais asseadas, a ter uma melhor higiene pessoal, o que contribui não apenas para a profilaxia da famigerada gripe suína, mas também da gripe comum e de outras tantas doenças que podem ser evitadas com o simples hábito de lavar as mãos e de evitar ambientes fechados.

A gripe comum foi responsável por 17 mortes por dia em São Paulo no ano passado. Ao todo, 6.324 pessoas morreram na cidade em 2008 devido a males provocados pela gripe, como pneumonias, bronquites e outras doenças pulmonares. Mas as pessoas não se preocupam com a gripe comum, ou gripe sazonal, porque esta costuma matar mais as pessoas idosas, acima de 80 anos ou pessoas jovens já bastante debilitadas, as pessoas se preocupam apenas com a Influenza A (H1N1) porque esta não escolhe suas vítimas e ainda parece ter uma certa preferência por jovens grávidas...

O que quero dizer aqui é que existem diversos tipos de Influenza, e que a gripe comum também é motivo de preocupação, os novos hábitos de higiene recém adquiridos não vão evitar apenas a H1N1, mas também vários outros vírus – e até mesmo algumas verminoses –, o que não pode virar uma paranóia, um transtorno como o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), mas deve ser uma coisa natural, assim como escovar os dentes e/ou tomar banho.

Eu trabalho com turma de Educação Infantil, crianças de 4 e 5 anos, e foi bastante interessante retornar do recesso e constatar que a maioria delas não tinha o hábito de lavar as mãos com água e sabão após ir ao banheiro, e o mais interessante foi perceber que, rapidamente, em menos de uma semana elas passaram a pedir o sabonete líquido (que na Prefeitura do Rio é, na verdade, um detergente de lavar louças, RS) e o álcool gel, elas adquiriram muito depressa esses novos hábitos de higiene, o que nos faz perceber que é possível construir uma sociedade mais higiênica, mais asseada, com menos problemas de saúde causados por vírus e verminoses.

Eu sei de algumas pessoas adultas que ainda não adquiriram o hábito de lavar as mãos com água e sabão após usar o banheiro, quando eu penso que o ideal seria lavarem as mãos antes e depois – mas aqui fica subtendido como cada um vê a pureza do sexo, RS – e também deveriam todos, adultos e crianças, tomar vermífugos ao menos uma vez por ano porque sabemos que a nossa água encanada, apesar de tratada, chega a nossas torneiras através de tubulação muito antiga que atravessa vários bairros e passa pertinho, do lado, de tubulações de esgoto gerando contaminação. Fora as refeições e os lanches que fazemos na rua, aquelas folhas de alface do restaurante self-service, ou no hambúrguer do fast-food, nós nunca sabemos se foram lavadas em água corrente, colocadas de molho em água com vinagre ou água sanitária, como fazemos em nossas casas...

Se houve algum bônus com essa nova Influenza foi fazer a sociedade repensar seus hábitos de higiene e adquirir novos, evitando não apenas as gripes mas também algumas outras doenças por tabela.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Eis que a verborréia abundou, rs.

Como professora, preciso fazer relatórios nos registros individuais dos meus alunos, fora o registro das vivências da turma ao longo de cada mês e os planejamentos do bimestre, enfim, são muitos papéis a preencher e cada um tem uma peculiaridade, a mais bizarra é a que tenho de escrever de forma impessoal, em terceira pessoa, falando de mim mesma, do que eu fiz, como se estivesse falando de outra pessoa, tipo "durante o período a professora incentivou os alunos a...", entende?! Parece loucura!

Em todos esses relatórios, registros e planejamentos eu preciso usar um vocabulário rebuscado, ser cuidadosa na escolha de cada palavra a ser colocada, até para não me gerar problemas posteriores, afinal vivemos num tempo onde chamar alguém de bonito pode ser considerado sarcástico e gerar algum processo judicial... As pessoas estão loucas, querem processar alguém a qualquer custo, seja você pessoa física ou jurídica, por isso não devemos dar chance ao azar de alguém ler nossos relatórios e achar ruim a forma pela qual chamamos um aluno de bonito, de fofinho... Sendo assim, devemos usar e abusar de um recurso chamado EUFEMISMO, onde se nós considerarmos um aluno porco, jamais devemos escrever isso, devemos escrever: o aluno ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene pessoal e de cuidado com os seus pertences. Entendeu? Algumas vezes usamos palavras tão bonitas que pessoas com menos estudos não vão entender metade, rs.

Isso me fez lembrar a piada de Rui Barbosa que sempre conto pra exemplificar a diferença entre a linguagem culta e a linguagem coloquial, ou para falar sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas (Gadner), onde eu demonstro que, na piada, embora o Rui Barbosa tivesse uma inteligência linguística muito bem desenvolvida, ele precisava trabalhar um pouco mais, muito mais, sua inteligência interpessoal. Veja:

Um ladrão foi roubar galinhas justamente na casa do catedrático Rui Barbosa, quando já estava saindo com um frango debaixo do braço eis que o dono da casa surge por trás dele e esbraveja, com toda aquela eloquência que lhe era peculiar:
- Não é pelo bico de bípede, nem pelo valor intrínseco do galináceo, mas por ousares transpor os umbrais de minha residência! Se for por mera ignorância perdoo-te, mas se for para abusar de minh'alma prosopopéia, juro pelos tacões metabólicos dos meus calçados que dar-te-ei tamanha bordoada que transformarei tua massa encefálica em cinzas cadavéricas!!!
O ladrão sem entender nada, perguntou:
- E então, como é que é seu Rui, eu posso ou não levar o frango?!?!

Rsrs. É antiga, já faz parte do meu repertório de piadas há muitos anos, mas ainda me faz rir contá-la, me faz rir também a reação de algumas pessoas quando eu conto de memória, rs.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Havaianas, todo mundo usa! (usava, meu pai não usa mais, rs)

Ontem, depois do trabalho, fui à casa da minha mãe tomar o café da tarde com ela e conversar um pouco, matar saudades dela e do meu pai... Estávamos nós três, minha mãe, meu pai e eu, sentados no sofá assistindo televisão, comendo e conversando, quando passa o comercial das sandálias Havaianas e meu pai se levanta enojado, esbravejando, dizendo que é um absurdo, uma falta de vergonha passar um comercial assim num horário em que há crianças assistindo televisão... Você já viu esse comercial? Pra quem não viu, eu vou contar como foi o comercial, mas entendam que estou recitando as falas de memória, só vi o comercial uma vez! O comercial em questão é assim: uma jovem e sua avó se sentam à mesa num restaurante e a avó diz pra neta “Minha filha, um absurdo você vir ao restaurante assim, de chinelos!”, a neta responde “Ah, deixa de ser atrasada vó: isso não são chinelos, são sandálias, as novas Havaianas Fit!” e ela mostra os pés com um novo modelo de Havaianas, na mesma cena entra o ator Cauã Reimond no restaurante procurando por uma mesa e a avó comenta com a neta “É um homem assim que você precisa encontrar!”, a menina responde “Não vovó, deve ser muito ruim ser casada com um homem bonito e famoso...”, a avó faz uma cara de safadinha e diz “Quem disse que estou falando de casamento? Eu to falando é de SEXO! Depois eu que sou a atrasada...” E as duas terminam a cena rindo. Entendeu a reação do meu pai?! Não?! Tire suas próprias conclusões... Imagine se você tivesse um filho ou filha de uns 5 ou 6 anos que estivesse ao seu lado durante um comercial desses e a criança em questão começasse a desfiar um rosário de perguntas sucessivas e contínuas, deixando você sem jeito, na maior “saia justa”, rs. Meus pais até hoje, mesmo com duas filhas adultas, têm dificuldade de falar sobre sexo, responder perguntas e tal...

Há alguns dias atrás minha prima de seis anos ouviu numa conversa a frase sexo e perguntou pra minha mãe “tia Kátia, o que é sexo?” e minha mãe respondeu “Ah, é ficar beijando na boca, abraçando, se agarrando!”, eu imediatamente intervim e disse “Não, não é nada disso, sexo é o que nos define como machos e fêmeas, homens ou mulheres, meninos ou meninas. Quando uma mulher está grávida ela quer saber o sexo do bebê, então ela vai ao médico e faz ultrassonografia para saber se o bebê será menino ou menina. Entendeu?”. Ela entendeu e aceitou a resposta que eu dei. Minha mãe ficou me olhando, e eu expliquei “Mãe, se ela ficar achando que só beijar na boca, abraçar e agarrar é sexo, então daqui a pouco ela vai difamar minha irmã, dizendo que ela o namorado ficam fazendo sexo no sofá toda noite!”. Minha mãe concordou comigo, minha irmã e o namorado também, RS. Ainda bem que ela não vai crescer ouvindo as explicações toscas que os meus pais inventam relativas ao sexo, RS. As minhas são menos piores, rsrs.

Afinal, a pergunta dela foi o que é sexo, não como se faz sexo! Existe grande diferença entre uma coisa e outra, e quando uma criança faz uma pergunta assim você deve se limitar a responder o que foi perguntado e da maneira mais natural possível, pra evitar saias justas!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Veríssimo (24h é muito pouco, rs)!




Exigências da vida moderna (quem aguenta tudo isso???)

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C.
Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E depois uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).
Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber...
Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.
E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.
Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia... UFA !!!
E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, dalaranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar umequipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia. CAGANDO NÉ !!!
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito. TÁ DIFICILLLLL!!!
As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar,ou a meia hora vira uma).
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar das minhas amizades quando eu estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
Ah! E o sexo!!!! Todos os dias, um dia sim, o outro também, tomando o cuidado de não se cair na rotina.Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Dizer EU TE AMO, toda hora, ''ainda pego quem inventou essa neura...que saco!!!'' Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Se tiver tem que brincar com ele, pelo menos meia hora todo dia, para ele não ficar deprimido...
Na minha conta são 29 horas por dia...
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!! Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes ao mesmo tempo. Chame os amigos e seus pais, seu amor, o sogro, a sogra, os cunhados... Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher. Não esqueça do EU TE AMO (vou achar logo quem inventou isso, me aguarde).
Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.
Agora você tá ferrado mesmo é se tiver criança pequena, ai lascou de vez, porque o tempo que ia sobrar para você... meu já era. Criança ocupa um tempo danado.
Agora tenho que ir.
É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro e correndo. E já que vou, levo um jornal...
Tchau...
Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.

Luís Fernando Veríssimo

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Casamento

Outro dia eu estava conversando pelo MSN com uma amiga de infância sobre como anda minha vida depois de casada – todo mundo parece querer saber sobre isso, rs – e comecei a falar pra ela sobre as delícias da vida a dois, sobre como o casamento foi bom pra mim, acabei levantando tão alto a bandeira prol casamento que ela se empolgou e começou a desejar casar-se também... Não demorou muito e senti no discurso dela uma insegurança sobre a durabilidade dos casamentos, ela começou a se questionar como o casamento de pessoas que outrora se diziam tão apaixonadas, de repente, não deram certo. Demonstrando total insegurança, ela quis saber de mim como eu sabia que o meu casamento daria certo, o que foi que me deu essa certeza. O diálogo se estendeu bastante, mas o que se seguiu, de minha parte, foi mais ou menos assim:

Você já parou pra pensar em como os casamentos de hoje em dia duram tão pouco? Pois pense, o número de divórcios e separações é tão absurdo e isso tem sido tão banal que as pessoas até fazem festas de “descasamento”, com direito a “chá-de-solteiro”, bolinho confeitado com noivinhos separados no topo e todo mundo acha isso muito legal, muito bonito e muito moderno...
Já se perguntou por que antigamente os casamentos eram, literalmente, até que a morte os separe, e hoje em dia é até que alguma briga, desentendimento, amigo(a) de trabalho, fofoca de vizinhos, opiniões de parentes, os separe? Pois eu sei!

Eu poderia escrever um livro sobre o assunto, mas não tenho tempo, nem paciência, pra discorrer tanto sobre um assunto que pra mim parece tão simples.

O fato é que hoje em dia as pessoas são muito egoístas, casam-se por motivos egoístas, buscando sua própria felicidade, seu bem-estar pessoal. Casamento, muito pelo contrário, deve ser algo altruísta, um deve desejar fazer o outro feliz, buscar a felicidade e o bem-estar do outro, buscar construir juntos um lar harmônico, uma família bem estruturada, onde os pais sejam exemplos a serem seguidos pelos filhos.

Entende agora por que tanta gente se separa? Entende por que casamento de gente famosa dura tão pouco? Quanto mais egoístas e egocêntricos, mais difícil fazer o casamento dar certo.

Se antigamente as pessoas permaneciam casadas por conveniência, mantendo um casamento de aparência e muitas mulheres não pediam divórcio por não terem como se sustentar depois, como manter-se casados numa sociedade onde mulheres e homens têm direitos iguais, formações semelhantes, onde as mulheres são cada vez mais independentes, algumas vezes ganhando mais que seus maridos? Mais uma vez a resposta é ALTRUÍSMO.

Para alguns vai parecer ridículo ter de ser altruísta, colocar os interesses do outro acima de seus próprios interesses, mas não é. Quando existe AMOR de verdade, o altruísmo é conseqüência, você sente necessidade de fazer o outro feliz e só assim você se sente feliz!

Sou de uma geração que cresceu ouvindo e cantando as músicas da banda Legião Urbana, que cresceu cantando “Ainda que eu falasse a língua dos homens, que eu falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria...”. Geração esta que, mesmo sem conhecer o texto original de onde Renato Russo tirou esses versos, cantava sobre o amor no sentido bíblico, criado por Deus como sentimento perfeito: paciente, benigno, que não se alegra com a injustiça, mas que se alegra com a verdade, que não se conduz de maneira inconveniente, não se porta com indecência, não busca seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, nunca falha e jamais acaba!

Se você deseja se casar e deseja que o seu casamento seja até que a morte os separe, então case-se pelos motivos certos, case por amor (não por interesse), desejando fazer o outro feliz (e assim você também será feliz)!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

20 Conselhos de Harvard

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual !!

1- Um Copo de Suco de Laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
2- Salpicar Canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
4- Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina.E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
5- Adotar a regra dos 80%:servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
6- O futuro está na Laranja,que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
7- Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
8- Comer pizza.Mas escolha as de massa fininha.O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.
9- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente.As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10-Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova...Leia um livro e memorize parágrafos.
11- Usar fio dental e não mastigar chicletes.Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12- RIR.Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
13- Não descascar com antecipação.Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.
14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando.Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
15- Desfrutar de uma xícara de chá.O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias.. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
16-Ter um animal de estimação.As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.
17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche..Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.
18- Reorganizar a geladeira..As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.
19- Comer como um passarinho.A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20- e, por último, um mix de Pequenas Dicas para alongar a vida:-Comer chocolate.Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
- Pensar positivamente.Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.
- Ser sociável.Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.
- Conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.

Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...
É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca: 'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!

sábado, 5 de setembro de 2009

Pré-sal (parte II)

Minhas preocupações com a parte geológica da extração de petróleo parecem infundadas?!
Ah, mas pra mim, professora, preocupada em fazer meu trabalho de maneira que não agrida e não prejudique ninguém (ensinando meus alunos - o tempo todo - a não agredirem e a não prejudicarem ninguém, a preservar os recursos naturais, cuidar dos animais, plantar árvores, economizar água), extrair algo da natureza que ela mesma escondeu tão bem, em suas entranhas, parece algo absurdo, errado, algo a ser repensado...

Ah, mas e a parte econômica - meu marido logo pensa nisso, rs -, o país vai crescer, vai melhorar, vai investir no povo... Sinceramente, eu não acredito em nada disso! Vão ferrar com nossos recursos não renováveis, abalar camadas tectônicas, provocar futuros terremotos, maremotos, tsunames e o povo vai continuar pobre, miserável, explorado, sem perspectiva de futuro, vivendo um verdeiro genocídio nos hospitais públicos e transformando-se em mão de obra barata nas escolas públicas de péssima qualidade (e não venham culpar os professores porque vão criar um problema sério comigo! rs).

Não sou ativista do Green Peace, nem nada disso, apenas acho que precisamos rever prioridades: ou enriquecer rapidamente extraindo toneladas de barris de petróleo do pré-sal, ou preservar nossos recursos o máximo possível, afim de que num futuro próximo, quando o petróleo dos países muçulmanos finalmente acabar, sermos os detentores da maior bacia petrolífera do planeta e, nesse meio tempo, pesquisarmos mais profundamente sobre as consequências da extração desse petróleo todo?!

Questões como essas me deixam inquieta dentro de mim mesma...
Qual a minha posição diante dessas questões?!
Bem, quem me conhece sabe que não valorizo dinheiro, valorizo saúde física, mental e espiritual - prova disso foi ter deixado, recentemente, de lecionar em um turno, reduzindo minha renda pela metade, afim de ganhar mais saúde, mais tranquilidade e equilíbrio emocional -, sou da opinião de que pensar em dinheiro é coisa de gente mesquinha, que esquece que caixão não tem gaveta, que dessa vida não levamos nada, apenas deixamos nossas ideias, nossos ideais e nossas conquistas no campo emocional, espiritual e cognitivo!
Resumindo: priorizar o ser sobre o ter.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pré-sal

Perdoem-me a ignorância mas, será que se a Petrobrás continuar a cavar, escavar, cavucar, cutucar, furar, perfurar, penetrar, por solo adentro e, também, nas profundezas abissais dos nossos mares, ela não vai prejudicar nosso "berço esplêndido"? Quero dizer, onde estão nossos geólogos? Eles não se pronunciam?!

Nossos governantes, como sempre, não parecem preocupados com a parte geológica da coisa, só se preocupam com Royalties, com inúmeros acionistas da Petrobrás (e nosso presidente já declarou que não será mais possível comprar ações com FGTS) e fala-se também em criar uma nova estatal, a Petro-sal, para que os recursos do Pré-sal fiquem apenas para o Governo Federal.

Já viram o comercial que Petrobrás faz de si mesma?
"A primeira empresa no mundo a produzir petróleo no pré-sal!"
Até onde eu sei, petróleo não se produz, se extrai do sub-solo. Mas falar "produzir" não faz a galera pensar que petróleo é um recurso não renovável, que ele não é produzido e sim extraído e que, como todo extrativismo mineral, um dia ele vai acabar!

Talvez eu esteja sendo pessimista demais...
PS. Mas se alguém souber das consequências geológicas dessas extrações do sub-solo, por favor, não se omita!

Objetivos...

Nada é por acaso, ninguém resolve escrever um blog por acaso, antes deste já tive outros dois que eu usava como meu Diário Virtual e era bem legal poder escrever coisas cotidianas, era como poder contar sobre o meu dia pra um amigo que eu não tinha, rs.
Agora, anos mais tarde, casada, trabalhando muito, escrevo por gosto, gosto de escrever tanto quanto de falar...
O objetivo do meu mais novo blog é escrever meus monólogos internos, aquelas coisas que a gente pensa e, por medo ou vergonha, acaba não falando (como se eu tivesse medo ou vergonha de falar, rs).
Aqui vou monologar sobre política, religião, educação (principalmente falta dela, rs), culinária, dicas de limpeza e beleza, sobre tudo que me der vontade de escrever!
Um beijo para todos os meus futuros leitores (pretenciosa... rs), e que comentem à vontade!