sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pré-sal

Perdoem-me a ignorância mas, será que se a Petrobrás continuar a cavar, escavar, cavucar, cutucar, furar, perfurar, penetrar, por solo adentro e, também, nas profundezas abissais dos nossos mares, ela não vai prejudicar nosso "berço esplêndido"? Quero dizer, onde estão nossos geólogos? Eles não se pronunciam?!

Nossos governantes, como sempre, não parecem preocupados com a parte geológica da coisa, só se preocupam com Royalties, com inúmeros acionistas da Petrobrás (e nosso presidente já declarou que não será mais possível comprar ações com FGTS) e fala-se também em criar uma nova estatal, a Petro-sal, para que os recursos do Pré-sal fiquem apenas para o Governo Federal.

Já viram o comercial que Petrobrás faz de si mesma?
"A primeira empresa no mundo a produzir petróleo no pré-sal!"
Até onde eu sei, petróleo não se produz, se extrai do sub-solo. Mas falar "produzir" não faz a galera pensar que petróleo é um recurso não renovável, que ele não é produzido e sim extraído e que, como todo extrativismo mineral, um dia ele vai acabar!

Talvez eu esteja sendo pessimista demais...
PS. Mas se alguém souber das consequências geológicas dessas extrações do sub-solo, por favor, não se omita!

3 comentários:

  1. O Pré-Sal nada mais é do que a tábua de salvação petista para 2010.Por isso o caráter de urgência solicitado pelo atual Chefe de Estado.A Roussef não vai emplacar mesmo, e disso o Governo federal já sabe.O Pré-sal nos é apresentado como prova viva da brasilidade do Altíssimo!Coincidência a criação do Dia da Marcha pra Jesus?!Ainda mais com o famigerado casal Hernandes ao lado?rs.A respeito do aspecto geológico da coisa, não acredito que estejam realmente preocupados."Detalhes tão pequenos de nós dois..." já cantava o Rei.Preocupação mesmo por parte dos barbudos, é com a reativação da IV Frota naval americana rsrs

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente não se preocupam pois confiam na eficiência da Petrobras, o que é salientado por interesses que visam o bem maior, que é o Estado - e seus próprios.

    Certamente vai acabar e a população sabe disso no entanto, se permanecer lá não terá utilidade. Não me recordo de ninguém que faça propaganda negativa de si.

    Há de se convir que o Brasil está enfim amadurecendo como nação e como toda nação, é essencial que se de passos visando o futuro do seu povo. Esse "dinheiro a mais" nos cofres públicos podem dar base para a população, beneficiada pela extração, para reivindicar uma taxação de impostos menor com base na verba extra que o Estado obterá com o pré-sal.

    ResponderExcluir
  3. Bom, com a parte técnica da exploração eu não me preocupo, a Petrobrás é top em relação a extração e produção (é "produção" mesmo, o petróleo bruto que é extraído não é o produto final) em águas profundas, creio que eles saibam o que estão fazendo, apesar disso não garantir que não teremos desastres, não por falta de pesquisa, mas porque nossa ciência ainda é falha mesmo (peço desculpa aos geólogos mas vocês sabem que não podemos prever com eficiência terremotos e erupções vulcânicas por exemplo...). Usando uma metáfora a lá Luiz Inácio, confiar o Pré-sal à Petrobrás é como contratar o Michael Schumacher para ser motorista dos seus filhos,
    apesar dele ser o melhor, no trânsito tudo pode acontecer.

    ResponderExcluir