domingo, 29 de abril de 2012

O Quarto Montessoriano do João - Parte I

A princípio quando pensei em montar o quarto do meu filho, pensei num quarto de bebê bem tradicional, mas aí fui buscando informações, querendo transformar o quartinho dele num lugar não só para dormir, mas também para brincar, para estimular seus sentidos e desenvolver sua inteligência, foi quando me deparei com uma versão caseira da pedagogia montessoriana que até então eu só conhecia em sala de aula!

Vejam exemplos de quartinhos montessorianos que garimpei na Internet e que estão servindo de inspiração para o quarto do João:






Para ter espaço para criar um ambiente montessoriano no pequeno quarto do meu filhote, tive de de condensar os móveis essenciais do quarto tradicional (berço, cômoda e roupeiro)... A mobília mais adequada que encontrei para atender a minha necessidade de fazer um quarto minimamente tradicional (apenas o suficiente para os primeiros 6 meses do João) foi essa:

O mais legal é que o bercinho vira mini-cama quando o bebê for mais crescidinho!


E quando crescer mais um pouquinho e precisar de um cantinho pra usar o computador...

Bem, o mais importante é que essa pequena mobília vai deixar espaço suficiente para eu forrar o chão do quartinho do meu filho com tapete de EVA, criar cantinhos de leitura, dispor caixas de brinquedos, colocar espelhos nas paredes e poder abusar de toda a pedagogia montessoriana que tive acesso desde a época da faculdade de Pedagogia, rs.

Bem, é isso... Professora, Pedagoga e Mãe!






5 comentários:

  1. Olá Fernanda, obrigada por seu comentário e sua visita no blog!
    Amiga, tenho poucas ovelhas, só estas que estão aqui:http://meusgraficosdepontocruz.blogspot.com.br/2011/07/ovelhinhas-para-criancas.html

    Se eu conseguir mais ovelhas eu coloco no blog para você pegar. Mil beijinhos e que Deus abençoe sua gravidez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adriana, amei os seus gráficos de ovelhas, quando eu terminar de bordar as toalhinhas do João vou postar aqui as fotos e os créditos dos seus gráficos! ;) Bjs e Deus te abençoe muito tbm!!!

      Excluir
  2. Oi Fernanda,
    que bom que você gostou. Passando para te desejar um ótimo fim de semana.
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda. Olha que coincidencia: Estou pensando em engravidar e pensei na decoração de ovelhas e cheguei por acaso ao seu blog e vi que temos uma história muito semelhante. Também sou professora e adoro ser chamada de tia. Desejo muita felicidade em sua gravidez e no nascimento do seu bebê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Te desejo que tenhas sorte em suas tentativas de engravidar, que sejas tão feliz quanto eu fui, que parei de tomar anticoncepcional em outubro e em dezembro eu engravidei! Esteja a vontade para visitar minha página sempre que quiseres e para comentar também, rs.
      Bjs!

      Excluir