terça-feira, 8 de setembro de 2009

Casamento

Outro dia eu estava conversando pelo MSN com uma amiga de infância sobre como anda minha vida depois de casada – todo mundo parece querer saber sobre isso, rs – e comecei a falar pra ela sobre as delícias da vida a dois, sobre como o casamento foi bom pra mim, acabei levantando tão alto a bandeira prol casamento que ela se empolgou e começou a desejar casar-se também... Não demorou muito e senti no discurso dela uma insegurança sobre a durabilidade dos casamentos, ela começou a se questionar como o casamento de pessoas que outrora se diziam tão apaixonadas, de repente, não deram certo. Demonstrando total insegurança, ela quis saber de mim como eu sabia que o meu casamento daria certo, o que foi que me deu essa certeza. O diálogo se estendeu bastante, mas o que se seguiu, de minha parte, foi mais ou menos assim:

Você já parou pra pensar em como os casamentos de hoje em dia duram tão pouco? Pois pense, o número de divórcios e separações é tão absurdo e isso tem sido tão banal que as pessoas até fazem festas de “descasamento”, com direito a “chá-de-solteiro”, bolinho confeitado com noivinhos separados no topo e todo mundo acha isso muito legal, muito bonito e muito moderno...
Já se perguntou por que antigamente os casamentos eram, literalmente, até que a morte os separe, e hoje em dia é até que alguma briga, desentendimento, amigo(a) de trabalho, fofoca de vizinhos, opiniões de parentes, os separe? Pois eu sei!

Eu poderia escrever um livro sobre o assunto, mas não tenho tempo, nem paciência, pra discorrer tanto sobre um assunto que pra mim parece tão simples.

O fato é que hoje em dia as pessoas são muito egoístas, casam-se por motivos egoístas, buscando sua própria felicidade, seu bem-estar pessoal. Casamento, muito pelo contrário, deve ser algo altruísta, um deve desejar fazer o outro feliz, buscar a felicidade e o bem-estar do outro, buscar construir juntos um lar harmônico, uma família bem estruturada, onde os pais sejam exemplos a serem seguidos pelos filhos.

Entende agora por que tanta gente se separa? Entende por que casamento de gente famosa dura tão pouco? Quanto mais egoístas e egocêntricos, mais difícil fazer o casamento dar certo.

Se antigamente as pessoas permaneciam casadas por conveniência, mantendo um casamento de aparência e muitas mulheres não pediam divórcio por não terem como se sustentar depois, como manter-se casados numa sociedade onde mulheres e homens têm direitos iguais, formações semelhantes, onde as mulheres são cada vez mais independentes, algumas vezes ganhando mais que seus maridos? Mais uma vez a resposta é ALTRUÍSMO.

Para alguns vai parecer ridículo ter de ser altruísta, colocar os interesses do outro acima de seus próprios interesses, mas não é. Quando existe AMOR de verdade, o altruísmo é conseqüência, você sente necessidade de fazer o outro feliz e só assim você se sente feliz!

Sou de uma geração que cresceu ouvindo e cantando as músicas da banda Legião Urbana, que cresceu cantando “Ainda que eu falasse a língua dos homens, que eu falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria...”. Geração esta que, mesmo sem conhecer o texto original de onde Renato Russo tirou esses versos, cantava sobre o amor no sentido bíblico, criado por Deus como sentimento perfeito: paciente, benigno, que não se alegra com a injustiça, mas que se alegra com a verdade, que não se conduz de maneira inconveniente, não se porta com indecência, não busca seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, nunca falha e jamais acaba!

Se você deseja se casar e deseja que o seu casamento seja até que a morte os separe, então case-se pelos motivos certos, case por amor (não por interesse), desejando fazer o outro feliz (e assim você também será feliz)!

Um comentário:

  1. Muito bem minha amiga! Depois dessa sua feliz abordagem acerca do casamento, só posso endossar suas palavras: que casem-se pelos motivos certos...

    ResponderExcluir