quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Havaianas, todo mundo usa! (usava, meu pai não usa mais, rs)

Ontem, depois do trabalho, fui à casa da minha mãe tomar o café da tarde com ela e conversar um pouco, matar saudades dela e do meu pai... Estávamos nós três, minha mãe, meu pai e eu, sentados no sofá assistindo televisão, comendo e conversando, quando passa o comercial das sandálias Havaianas e meu pai se levanta enojado, esbravejando, dizendo que é um absurdo, uma falta de vergonha passar um comercial assim num horário em que há crianças assistindo televisão... Você já viu esse comercial? Pra quem não viu, eu vou contar como foi o comercial, mas entendam que estou recitando as falas de memória, só vi o comercial uma vez! O comercial em questão é assim: uma jovem e sua avó se sentam à mesa num restaurante e a avó diz pra neta “Minha filha, um absurdo você vir ao restaurante assim, de chinelos!”, a neta responde “Ah, deixa de ser atrasada vó: isso não são chinelos, são sandálias, as novas Havaianas Fit!” e ela mostra os pés com um novo modelo de Havaianas, na mesma cena entra o ator Cauã Reimond no restaurante procurando por uma mesa e a avó comenta com a neta “É um homem assim que você precisa encontrar!”, a menina responde “Não vovó, deve ser muito ruim ser casada com um homem bonito e famoso...”, a avó faz uma cara de safadinha e diz “Quem disse que estou falando de casamento? Eu to falando é de SEXO! Depois eu que sou a atrasada...” E as duas terminam a cena rindo. Entendeu a reação do meu pai?! Não?! Tire suas próprias conclusões... Imagine se você tivesse um filho ou filha de uns 5 ou 6 anos que estivesse ao seu lado durante um comercial desses e a criança em questão começasse a desfiar um rosário de perguntas sucessivas e contínuas, deixando você sem jeito, na maior “saia justa”, rs. Meus pais até hoje, mesmo com duas filhas adultas, têm dificuldade de falar sobre sexo, responder perguntas e tal...

Há alguns dias atrás minha prima de seis anos ouviu numa conversa a frase sexo e perguntou pra minha mãe “tia Kátia, o que é sexo?” e minha mãe respondeu “Ah, é ficar beijando na boca, abraçando, se agarrando!”, eu imediatamente intervim e disse “Não, não é nada disso, sexo é o que nos define como machos e fêmeas, homens ou mulheres, meninos ou meninas. Quando uma mulher está grávida ela quer saber o sexo do bebê, então ela vai ao médico e faz ultrassonografia para saber se o bebê será menino ou menina. Entendeu?”. Ela entendeu e aceitou a resposta que eu dei. Minha mãe ficou me olhando, e eu expliquei “Mãe, se ela ficar achando que só beijar na boca, abraçar e agarrar é sexo, então daqui a pouco ela vai difamar minha irmã, dizendo que ela o namorado ficam fazendo sexo no sofá toda noite!”. Minha mãe concordou comigo, minha irmã e o namorado também, RS. Ainda bem que ela não vai crescer ouvindo as explicações toscas que os meus pais inventam relativas ao sexo, RS. As minhas são menos piores, rsrs.

Afinal, a pergunta dela foi o que é sexo, não como se faz sexo! Existe grande diferença entre uma coisa e outra, e quando uma criança faz uma pergunta assim você deve se limitar a responder o que foi perguntado e da maneira mais natural possível, pra evitar saias justas!

2 comentários:

  1. Fernanda,

    Sou dos responsáveis pela criação dos comerciais de Havaianas, inclusive, do filme em questão. Tive acesso ao seu texto através da assessoria de imprensa da Almap.
    Esse post é só para dizer que gostei muito do seu texto. Me lemboru um amigo que ao ser surpreendido com a pergunta da filha "Pai, o que é uma menina virgem?", respondeu: "Virgem é uma menina de 18 anos feia pra caramba".
    Bom, peça desculpas ao seu pai. Diga que ele não foi o único a ficar chateado, a despeito de muitos terem gostado do filme, e que providências estão sendo tomadas. Porque todo mundo usa Havaianas, por isso todo mundo é importante.
    Sds - Rynaldo Gondim

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Nanda !
    Gostei da sua abordagem sobre o assunto, muito particularmente no que diz respeito a dar às crianças as explicações naturais e diretas sobre o que elas perguntam. Parabéns querida.
    Beijos

    ResponderExcluir