quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Funcionários Públicos...

Quando a gente pensa que as coisas vão melhorar...

Eu sou professora do município do Rio de Janeiro, isso não é nenhuma novidade, mas esse ano pela primeira vez o município mandou a nossa escola dois profissionais que estamos sempre a requisitar: uma fonoaudióloga e um psicólogo. Eu pensei "Poxa, até que enfim nossos alunos serão atendidos, os alunos com problemas comportamentais e os com problemas na fala receberão atendimento e muitos de seus problemas de socialização e aprendizado irão se resolver!", mas felicidade de professora dura pouco... Primeiro eu listei todos os meus alunos (ao todo 12 nas duas turmas!) com problemas, não diagnosticados, como hiperatividade, hipoatividade, dislalia etc e enviei a secretaria da escola (fui a primeira professora a fazer isso) e dois dias depois me veio a coordenadora pedagógica e disse que não seria possível atender aos meus doze alunos, a fono e o psicólogo só poderiam atender 20 alunos em toda a escola (nos dois turnos)! Dos meus doze alunos eu enxuguei a lista, por prioridade, e esse número caiu pra 2. Um aluno para o psicólogo e outro para a fono... O atendimento (diagnose) das crianças foi hoje, o psicólogo conversou 15 minutos com a mãe do meu aluno e encaminhou para o psiquiatra, a fonoaudióloga em menos tempo ainda disse ter avaliado meu aluno, que apesar de falar tudo errado, babar, fazer uma visível força pra falar (fica com a veia do pescoço saltada), tem dificuldade de formar frases, ela disse que não tem nenhum problema fonoaudiológico, que o problema dele é imaturidade e ansiedade, jogou a peteca na mão do psicólogo que após conversar com a mãe dele (que é mãe adotiva) disse que o encaminharia ao psiquiatra...
Pelo que eu entendi a fono encaminhou pro psicólogo, este encaminhou pro psiquiatra e... Pra quem será que o psiquiatra vai encaminhar? Será que o município vai ter psiquiatra pra atender esses alunos?
A mãe de uma outra aluna está quase perdendo os seios porque na rede pública de saúde lhe diagnosticaram PANICULITE (inflamação do tecido gorduroso) e ela está desde março fazendo tratamentos, consultas, exames, tomando remédios e nada... Um médico manda pro outro e ninguém resolve o problema dela... Estou levando o nome dela pra oração na igreja, tenho orado muito por ela, ela é uma ótima mãe, uma ovelha do Senhor, creio que Jesus há de lhe dar a benção da cura, só Jesus!

As pessoas sonham em passar em um concurso público, sonham com a famosa ESTABILIDADE, daí passam em algum concurso e se tornam profissionais odiáveis, que parecem trabalhar por obrigação, atendem mal aos outros, fazem os serviços pela metade e ainda reclamam de salário, de reajustes etc. Queira Deus que eu jamais me torne uma funcionária pública assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário