quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

O Dia de Ação de Graças é comemorado na quarta Quinta-feira de Novembro. Nesta data, pessoas de todas as religiões dão graças pelas dádivas alcançadas. As famílias se reúnem e comemoram com a ceia tradicional, após as preces e os cultos de cada religião em comunhão espiritual à benevolência de Deus misericordioso.



Segundo a tradição, o primeiro Dia de Ação de Graças americano aconteceu em 1621. A festa foi feita junto aos integrantes da tribo Wampanoag, convidados dos colonos ingleses fundadores da colônia Plymouth, estado de Massachusetts.

Num gesto de delicadeza, os índios levaram comida aos ingleses. Só em 1789, por idéia do então presidente George Washington, a data se tornou feriado. Para aqueles que estão no caminho espiritual, o Dia de Ação de Graças anuncia formalmente a chegada do Natal e simboliza a gratidão que sentimos a medida em que nos aproximamos de Deus.

Da mesma forma que o dia de Ação de Graças precede o Natal, o coração, que é constantemente agradecido, é um precursor do glorioso nascimento interno da consciência Cristã que é a alegre realização da Presença Divina em toda a criação.

Oferendas internas, conscientes de agradecimento, abrem nossos olhos novamente para as incontáveis manifestações de Deus em nossa volta, emocionando-nos com uma capacidade nova de admirar e sentir júbilo na vida diária.

O Dia de Ação de Graças é o dia especialmente dedicado à gratidão. A rigor, todos os dias deveriam ser de ações de graças. Em todas as circunstâncias, em todos os momentos, deveríamos ser gratos a Deus. "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco". I Tessalonicenses 5.18.

Agradecer a Deus, entendendo que tudo lhe pertence e que providencia o melhor para nós, é sinal de amor e de obediência à Sua vontade. No ano de 1909, Joaquim Nabuco, Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, assistiu a um Culto de Ação de Graças. Ficou tão impressionado que declarou: "Quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus".

Em 1949, foi votada no Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra, a Lei no 781, que instituiu no Brasil o Dia Nacional de Ação de Graças.

Estou ensaiando com meus alunos a música, da cantora evangélica Jozyanne, MAIS GRATO A TI. É uma música muito edificante, um verdadeiro louvor de agradecimento a Deus.

A letra da música é uma bela oração:

Eu Te agradeço pela vida, pelo ar que respiro

Eu Te agradeço pelo sol que me aquece
Pelo alimento que me fortalece
Eu Te agradeço pela minha família
Pelos meus amigos
Eu Te agradeço pela minha história
Pelas batalhas e pelas vitórias
Não tenho tanto pra Te oferecer, recebe o meu amor
E a minha vida inteira eu vou viver, pra Te agradecer
Pra Te agradecer
Mais grato a Ti, mas grato a Ti eu quero, eu quero
Eu quero ser, Senhor
Mais grato a Ti... mais grato a Ti...


Pela Tua vida, pelo Teu perdão
Pelo Teu Espírito Santo, pela salvação
Pela Tua morte, pela ressurreição, pelo Teu amor
Eu quero, eu quero, eu quero ser, Senhor



Graças dou ao Senhor, meu Salvador, por todas as bençãos que Ele tem derramado em minha vida: saúde, paz, amor, família, trabalho, sucesso... São tantas as maravilhas que Ele tem feito por mim!

A música da Jozyanne meus alunos vão apresentar aos pais e familiares em nossa cantata de Natal, no dia da formatura deles (10 de dezembro)!

2 comentários:

  1. Nanda, amada irmã

    Regozijo-me sempre - mais ainda quando me deparo com comentários lúcidos e inteligentes como aquele no Apologeta sobre a pastora da Bola de Neve, aqui pela Barra da Tijuca.
    Tenho sobrinhos ali convertidos, meninos cursando Universidade, que estavam distantes de Deus.
    Coisas de escritor: "Nada é tal desigual do que o tratamento igual para pessoas que Deus fez diferentes". Usei algo parecido em paginas do livro que escrevi, cujo título, também, tem a ver com aquele seu comentário - "Vinde Após Mim - JESUS não disse IDE após seus líderes".
    Se eu fosse vc, o compraria rsrrsrs.
    Abençoe Deus a ti e à tua linda família.
    Seu mais recente seguidor, e conservo nEle.

    ResponderExcluir
  2. A MEI ESTA MUSICA OTIMO PARA O MEU TRABANHO DE RELIGIAO AMEI
    OBRIGADO POR TUDO QUE O SENHOR TEM FEITO NA MINHA VIDA

    ResponderExcluir