segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Por que o Brasil não lê?! Como formar um país de leitores?


Muitas são as iniciativas que tentam fazer do Brasil um país de leitores. Aqui no Rio de Janeiro tem o projeto Rio, uma cidade de leitores, lançado pela nossa Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura. Todas as iniciativas são louváveis, mas nem todas surtem os efeitos necessários...
O projeto Biblioteca do Professor faz parte do programa Rio, uma cidade de leitores e tem como objetivo incentivar a leitura literária entre os professores da rede municipal. Pelo programa, cada docente recebe dois livros por trimestre.  Como professora da Prefeitura do Rio de Janeiro tenho recebido dois livros (um nacional e um internacional) a cada trimestre e agora no final do ano recebi um livro nacional e um voucher. Não estou reclamando, como falei todas as iniciativas são louváveis, mas esses livros que recebemos de literatura nacional e internacional não têm nada a ver com nossas práticas pedagógicas, não nos acrescentam nada profissionalmente!
 A iniciativa de continuarmos a receber o voucher, porém, é ainda mais louvável, porque então podemos escolher quais livros comprar!
Esse final de semana estava com meu voucher, vulgo “vale-livro”, em mãos e pensando em qual livro comprar, resolvi fazer uma lista dos livros que, recentemente, chamaram minha atenção. Vou compartilhar com vocês a minha decepção: são muitos os livros que me despertaram o interesse, são também todos na minha área (educação), mas são todos caros e o voucher é de apenas R$50,00!
Não é novidade para ninguém que no Brasil os livros, infelizmente, são muito caros e apenas uma minoria da população tem acesso a materiais de leitura irrestritos.
Os livros que eu quero, e pretendo comprar, independente do valor voucher dado pela Prefeitura, são os seguintes:

“PISANDO NO FREIO: entenda e controle o seu TDAH”.
Autoras: Patrícia Quinn e Judith M. Stern.
Editora: ARTMED KIDS
Valor: R$ 31,00.

“PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA”
Autoras: Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
Valor: entre R$42,51 e R$54,00.

“O DIA A DIA DAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS: crônicas brasileiras”
Autora: Ana Maria Mello e col.
Páginas: 248.
Valor: R$46,00.

“LIMITES: entre o prazer de dizer sim e o dever de dizer não”
Autora: Nina Rosa Furtado.
Páginas: 160.
Valor: R$39,00.

“1, 2, 3 MÁGICA PARA PROFESSORES: disciplina afetiva em sala de aula”
Autores: Thomas W. Phelan e Sarah Jane Schonour.
Páginas: 264.
Valor: R$ 56,00.

“CONTEXTOS DE ALAFABETIZAÇÃO INICIAL”
Autoras: Ana Teberosky, Marta Soler Gallart e col.
Páginas: 176.
Valor: R$41,00.

“MANUAL DE ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO”
Autores: Joan Bonals e Manuel Sánchez Cano.
Páginas: 720.
Valor: R$ 94,00.

“INFÂNCIA E PSICOPATOLOGIA 8ed.”
Autores: Daniel Marcelli e David Cohen.
Páginas: 600.
Valor: R$ 98,00.

“O RESGATE DA AUTORIDADE EM EDUCAÇÃO”
Autor: Gérard Guillot.
Páginas: 192.
Valor: R$45,00.

“TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: o que é? Como ajudar?”
Autores: Luís Augusto P. Rohde e Edylene B. P. Benczik.
Páginas: 92.
Valor: R$ 34,00.

“DISTRAÍDO E A 1000 POR HORA: guia para familiares, educadores e portadores de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”
Autores: Simone da Silva Sena e Orestes Diniz Neto.
Páginas: 104.
Valor: R$ 36,00.

 "A PRÁTICA DOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO NA SALA DE AULA"
Autor: Celso Antunes.
Editora: Vozes.
Páginas: 104.
Valor: R$ 11,50.

Faça um rápido cálculo mental do quanto eu preciso (em R$) para adquirir todos esses livros? Uns R$ 585,50? Mais de um salário mínimo!!!

Agora me responda uma coisa: por que a maioria dos professores não se atualiza, não compra livros em sua área, não “estuda” para melhorar sua prática pedagógica?
O preço exorbitante dos livros?
A falta de boas livrarias?
A grande oferta de livros não-pedagógicos por preços bem mais acessíveis?
O fato de, os professores que são pais, terem de se preocupar primeiro com os livros didáticos de seus filhos (livros estes que também costumam ser bem caros)?

O fato é que se, pelo menos, as Salas de Leitura de nossas escolas tivessem uma parte de seu acervo dedicada a livros como estes (e fossem constantemente atualizadas), os professores não teriam nenhuma desculpa para não ler, não estar constantemente em atualização e os dias de Centro de Estudos poderiam ser mais que “dias para recebermos repasses de informações”, novas Resoluções, corrigir provas e atualizar Diários de Classe...

Minhas utopias e eu...

Eu leio não por prazer, mas por vício! Adoro ler, mas adoro principalmente estar atualizada em minha área, ter acesso a livros que não são como novelas, com histórias (reais ou fictícias) de pessoas de diferentes países, credos, raças. Gosto de livros que são como aulas, que nos ensinam a melhorar cada dia mais nossa prática profissonal!



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