sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Véspera de Natal...

Hoje, dia 24 de dezembro, é véspera de Natal, data em que as pessoas começam a preparar uma farta ceia, com muitas comidas de tradição européia (perus, pernis, castanhas, bacalhau, nozes, avelãs, rabanadas...), data em que a árvore de Natal já se encontra devidamente enfeitada na sala da casa, rodeada de presentes para a família toda, os shoppings e janelas de grandes prédios iluminados pelas pequenas e coloridas luzes, as portas enfeitadas com guirlandas... O verdadeiro significado do Natal é o nascimento de Jesus, filho de Deus, mas os comerciantes tornaram-no extremamente consumista!

A Bíblia diz que os pastores estavam nos campos cuidando das ovelhas na noite em que Jesus Cristo nasceu. O mês judaico de Kislev, correspondente aproximadamente à segunda metade de novembro e primeira metade de dezembro no calendário gregoriano era um mês frio e chuvoso. Sendo assim, não era um mês propricio aos pastores ficarem nos campos passando frio e cuidando das ovelhas.
Entretanto, o evangelista Lucas afirmava que havia pastores vivendo ao ar livre e mantendo vigias sobre os rebanhos à noite perto do local onde Jesus nasceu. Como estes fatos seriam impossíveis para um período em que seria impossível ficar de pé ao lado de fora em função do frio, logo Jesus não poderia ter nascido no dia em que o Natal é celebrado, e sim na primavera ou no verão. Por isso, a maioria dos estudiosos consideram que Jesus não nasceu dia 25 de dezembro.

Sendo em 25 de dezembro ou não, a mim não importa, o que importa é celebrar junto a minha família o nascimento do nosso Salvador!

Um super abraço e FELIZ NATAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário