sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Feliz Dia dos Mestres!


Ontem foi dia dos professores, as mães dos meus alunos se organizaram, fizeram um belíssimo e delicioso bolo enorme, as crianças inflaram bolas, cantaram parabéns, me deram vários presentes, comi bolo até ficar enjoada. E depois minhas colegas de trabalho e eu fomos comemorar nosso dia numa chopperia perto da escola (Congresso do Chopp). Cheguei em casa tarde mas muito feliz, e nem tanto pelo muito que comi rs, estava feliz porque é nesse dia do ano que recebemos nossas merecidas homenagens, é quando conseguimos ver materializado em bolo, refrigerante, bolas de gás, cantoria, presentes e cartões o tanto que as pessoas reconhecem a importância do nosso trabalho.


O curioso é que as festas realizadas pelos pais dos alunos sempre me parecem proporcionais às festas que fizemos dias antes para seus filhos no Dia das Crianças, rs. Seja reconhecimento verdadeiro ou retribuição ao carinho que demonstramos ao fazer uma festa no dia das crianças com direito a doces, bolo e presentes, o importante é que somos lembrados, homenageados e sentimos dentro de nós, lá no fundo do coração, que embora ainda não sejamos tão bem remunerados como gostaríamos/deveríamos, temos uma profissão que é uma dádiva, um sacerdócio, pois formamos cidadãos, conciliamos brigas, ensinamos hábitos de higiene e de boa alimentação, ensinamos que devemos resolver nossas diferenças através do diálogo, que temos direitos e deveres (e que uma coisa está ligada a outra), sentimos que - abaixo das mães e dos pais - somos as pessoas mais importantes e influentes na vida de nossos alunos... É uma responsabilidade MUITO grande, mas que recebemos com muito amor do Mestre dos mestres e só podemos pedir a Ele saúde e sabedoria para continuarmos a exercer nossa profissão, tão bonita e importante da melhor forma possível.


Eu poderia escrever um livro sobre como a educação no nosso país está degradada, sobre como nossos governantes poderiam investir muito mais em educação obtendo assim retorno social nas demais áreas (saúde, segurança...), mas não na semana do Dia dos Mestres... Essa semana apenas devemos refletir e nos orgulhar porque somos realmente importantes, "a elite intelectual do nosso país"!


Sou muito feliz como professora de Educação Infantil, sinto-me ainda mais importante porque sei que estou construindo BASES, ALICERCES... Todos sabemos que quando os alicerces são fortes podemos construir edifícios, arranhacéus imensos e é dessa forma que vejo a importância do meu trabalho! Sou uma professora MUITO BEM RESOLVIDA, não fico me lamentando de ganhar pouco, quando escolhi ser professora eu sabia que não seria milionária, quando fiz o concurso para ser professora do município eu li no edital de quanto seria o meu salário, meus alunos, seus pais, eles não têm culpa do quanto ganho ou deixo de ganhar, e o que determina a profissional que sou não é o quanto eu ganho, mas o quanto eu gosto do que eu faço, o quanto eu me sinto feliz e realizada por fazer a diferença... Já abandonei duas turmas de alunos mais velhos, alunos que não tiveram seus alicerces bem construídos, que não valorizavam a educação formal, não respeitavam o ambiente escolar, não respeitavam uns aos outros, não me respeitavam como professora... Não me arrependo, me fazia mal, mais do que de dinheiro eu preciso de respeito, preciso saber que meus alunos estão ali para aprender e assim consigo lhes provocar sede e fome de conhecimento, dar boas aulas, exercer minha função com maestria. Pra quem não me entende: imagine se você quisesse fazer um bolo e os ingredientes começassem a pular para fora da batedeira, os ovos, a farinha de trigo, o açúcar, o leite, todos pulando para fora, recusando-se a serem batidos, a se tornarem uma massa homogenea, a ir para o forno crescer. Seria impossível fazer um bolo assim não é? Pois também é impossível dar aula pra quem vai pra escola apenas merendar, brincar, namorar, brigar e arrumar confusões, depredar a escola... Sei que existe gente que consegue lecionar assim, mas sei também que não podem garantir a qualidade desse ensino. Alunos assim fazem "bolo solado", sociedade degradada... Hoje posso dizer que prefiro os menores de 6 anos, crianças pequenas que ainda não foram contaminadas pela violência, rebeldia, vícios e erotismo.


Ontem assisti uma reportagem que falava que "o problema da educação está na péssima formação dos professores..." O que eu sei é que sou pós-graduada, estou sempre indo a cursos, congressos e seminários, sempre lendo assuntos relativos ao meu trabalho, sou assinante de uma revista exclusiva para professores, chego a investir metade do que ganho em formação continuada, então não venham me culpar de coisa alguma! Todos sabemos que EDUCAÇÃO VEM DE CASA, e se cada dia que passa está mais difícil ser professor nesse país, nem é por causa do salário mas, é porque as famílias de nossos alunos cada vez mais tiram de cima de si a responsabilidade pela educação de suas crianças, as famílias estão desestruturadas, pai e mãe muitas vezes são os avós que já criaram seus filhos e já não têm mais paciência para educar seus netos, terminando por satisfazer todas as vontades das crianças para que não chorem, não façam birra, não conseguem lhes dizer NÃO... Pais permissivos, sociedade onde os fins justificam os meios, fica difícil ser educador/professor, ter de dizer não, disciplinar, impor uma rotina... Por essas e muitas outras coisas é que muitas amigas que concluiram o curso normal comigo estão trabalhando em lojas de roupas, que muita gente que fez faculdade de pedagogia comigo nem pensa em lecionar (apenas queriam um diploma de curso superior), muita gente que fez pós-graduação comigo está cursando outros cursos porque são pessoas que colecionam títulos e diplomas, escrevem artigos baseados na prática de outras pessoas...


Meus parabéns a todos os meus amigos de profissão!

Para mim todos os dias são dias dos professores, toda vez que uma criança me traz uma flor catada no caminho da escola, me dá um beijo, faz um desenho com corações e beijos de batom e me dá ou demonstra que aprendeu alguma coisa, que superou uma dificuldade eu me sinto feliz e homenageada, compensada e recompensada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário